Uma pesquisa realizada e divulgada pelo Google está deixando os anunciantes atônitos. Analisando sua rede display que faz uso da tecnologia Active View, a empresa foi atrás de quanto dos anúncios exibidos por ela estavam realmente sendo vistos por alguém do outro lado da tela.
O resultado foi assustador.

56,1% DE TODAS AS IMPRESSÕES ENTREGUES PELAS PLATAFORMAS DISPLAY DO GOOGLE NÃO ESTAVAM SENDO VISTAS POR NENHUM USUÁRIO, PORQUE ELAS ESTAVAM APARECENDO FORA DA JANELA DO NAVEGADOR (!)

É importante lembrar, contudo, que parte desses anúncios foram adquiridos em pacotes no modelo “custo por clique”, portanto nem todos eles estavam sendo cobrados. Ainda assim, ter mais de 50% de anúncios que passam despercebidos não é uma métrica nada animadora.
Além disso, a pesquisa do Google também revelou algumas outras informações importantes, ainda que algumas delas já fossem de conhecimento de quem trabalha na área: a posição do anúncio na página faz muita diferença, com destaque para os banners que aparecem no último ponto visível da página, antes da rolagem; o formato e tamanho utilizado também influem na visibilidade do anúncio, sendo os formatos verticais os com melhor taxa de visualização; e o tipo de publicação em que o anúncio aparece também influi bastante, com sites de referências, comunidades online e sites de games tendo as melhores taxas de visualização.
content typesizepageposition
Os dados completos da pesquisa podem ser obtidos nesse link.
pesquisa-ads-google

Fonte: http://www.brainstorm9.com.br/53496/advertising/para-desespero-dos-anunciantes-mais-de-56-dos-anuncios-google-nao-sao-vistos-pelo-publico/