As marcas mais poderosas do mundo (Lego desbanca Ferrari)

A Lego destronou a Ferrari e se tornou a  marca mais poderosa do mundo em 2015, de acordo com pesquisa da consultoria Brand Finance.

O título cobiçado coroa um ano de conquistas para a fabricante de brinquedos dinamarquesa. Em 2014, a marca lançou seu primeiro longa-metragem, o filme “Uma Aventura Lego”, um sucesso comercial e de crítica que ajudou a impulsionar a empresa para o topo da lista.

Segundo a Brand Finance, em um mundo “saturado de tecnologia”, os pais buscam cada vez mais a criatividade “back-to-basics”, que permite às crianças construir seus próprios mundos, tijolo por tijolo, como eles próprios faziam no passado. “O filme estimula essa nostalgia entre os novos pais e seus filhos e captura perfeitamente este apelo entre gerações”, diz a consultoria.

Já a fabricante de carros esportivos de luxo Ferrari não teve o mesmo desempenho. De acordo com o estudo da Brand Finance, a escuderia continua a ser uma marca muito forte, mas o brilho de ouro da década de 1990 está começando a se desgastar. Ao longo de um ano, a marca despencou do primeiro para o décimo lugar no ranking.

A consultoria associa a queda ao fato da Ferrari não faturar um título mundial há muito tempo e, também, à má campanha de 2014 – a escuderia não venceu sequer uma corrida. Outro fator que pode explicar a perda de poder seria à diminuição do senso de exclusividade associado à marca.

O CEO Sergio Marchionne, que assumiu o comando da Ferrari há menos de um ano, busca aumentar a produção da marca para elevar a receita, em movimento contrário ao de seu antecessor, Luca di Montezemolo, que havia limitado a produção anual da Ferrari a sete mil unidades para preservar o caráter de exclusividade.

Para avaliar o poder das marcas, a Brand Finance levou em conta fatores como lealdade do consumidor, familiaridade (reconhecimento de um anúncio, por exemplo), satisfação pessoal e a reputação corporativa global. O resultado é um índice de força, que varia de zero a 100.

1. Lego

2/14Getty Images
Bonecos da Lego
Índice de força da marca (/100) 93.4
Segmento Brinquedos
País Dinamarca
Valor da marca em 2015 US$ 3,890 bilhões
Rating AAA+

2. PwC

3/14Divulgação/Piti Reali
Unidade da PwC em Bauru
Índice de força da marca (/100) 91.8
Segmento Serviços Profissionais
País Estados Unidos
Valor da marca em 2015 US$ 17,330 bilhões
Rating AAA+

3. Red Bull

4/14Getty Images
Red Bull
Índice de força da marca (/100) 91.1
Segmento Bebidas
País Áustria
Valor da marca em 2015 US$ 7,389 bilhões
Rating AAA+

4. Unilever

5/14Pedro Rubens/EXAME.com
Produtos da Unilever
Índice de força da marca (/100) 90.1
Segmento Alimentos
País Reino Unido
Valor da marca em 2015 US$ 4,844 bilhões
Rating AAA+

5. McKinsey & Company

6/14Wikimedia Commons
McKinsey %26 Company
Índice de força da marca (/100) 90.1
Segmento Serviços Profissionais
País Estados Unidos
Valor da marca em 2015 US$ 4,127 bilhões
Rating AAA+

6. Burberry

7/14Getty Images
Loja da Burberry
Índice de força da marca (/100) 89.7
Segmento Vestuário
País Reino Unido
Valor da marca em 2015 US$ 4,612 bilhões
Rating AAA+

7. Rolex

8/14Divulgação
Relógio Rolex Cellini Time
Índice de força da marca (/100) 89.7
Segmento Acessórios
País Suíça
Valor da marca em 2015 US$ 5,493
Rating AAA+

8. L´Oréal

9/14Eric Piermont/AFP
Sede da L´Oreal (Eric Piermont/AFP)
Índice de força da marca (/100) 89.7
Segmento Cosméticos
País França
Valor da marca em 2015 US$ 12,480 bilhões
Rating AAA+

9. Coca-Cola

10/14Chris Ratcliffe/Bloomberg
Latas de Coca-Cola em fábrica da Rexam, no Reino Unido
Índice de força da marca (/100) 89.6
Segmento Bebidas
País Estados Unidos
Valor da marca em 2015 US$ 35,797 bilhões
Rating AAA+

10. Ferrari

11/14Saulo Pereira Guimarães/EXAME.com
Detalhe de Ferrari em Auto Premium Show 2013
Índice de força da marca (/100) 89.6
Segmento Automóveis
País Itália
Valor da marca em 2015 US$ 4,747
Rating AAA+

11. Nike

12/14Getty Images
Loja da Nike em Shangai
Índice de força da marca (/100) 89.6
Segmento Vestuário
País Estados  Unidos
Valor da marca em 2015 US$ 24,118 bilhões
Rating AAA+

12. Walt Disney

13/14Jean-Pierre Muller/AFP
Torre da Walt Disney Co
Índice de força da marca (/100) 89.5
Segmento Mídia e Entretenimento
País Estados Unidos
Valor da marca em 2015 US$ 30,698 bilhões
Rating AAA+

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