Podemos encontrar hoje centenas de gurus de marketing apresentando fórmulas, funis, modelos e diversas “soluções infalíveis” para problemas de comunicação, então, resolvi apresentar a minha super hiper mega solução ultrassecreta, mas apenas para você que está lendo este artigo.

Para a realização de um trabalho de Marketing Digital que atenda a 95% das empresas Brasileiras, a fórmula é bem simples: PESSOAS + RELEVÂNCIA + DISCIPLINA = RESULTADO

As PESSOAS são o pilar absoluto de tudo que deve ser feito em comunicação de marca por uma razão simples, são elas que compram, opinam, valorizam, criticam, propagam, protestam, curtem, compartilham fazem e tudo mais que se possa lembrar. Assim, cabe a uma marca a compreensão sobre seus desejos, anseios de compra, preferências, o conteúdo de interesse, forma de consumo, horários de acesso bem os diversos aspectos inerentes a relação.

Seja produto, serviço ou informação, se não tiver RELEVÂNCIA, não será consumido. Em meio digital esta mensuração se dá por meio de algoritmos que ranqueiam as interações realizadas como forma de determinar seu grau de relevância e influência. Um post, texto, vídeo, imagem ou produto são avaliados por meio dos diferentes graus de interação realizados, ou seja, quanto mais visto, lido, compartilhado e positivamente comentado, mais se torna relevante, exponenciando seu alcance e posicionamento junto ao Google. Mas, se seu conteúdo não tiver conteúdo, será apenas mais um. 

Por fim é necessário trabalhar com DISCIPLINA. Estar atento a fatos portadores de futuro, antecipar tendências e adaptar-se quando necessário são fundamentalidades de um bom trabalho de branding, pois a construção de presença e relevância digital demandam ações continuadas a consistentes, com foco nas pessoas e por meio da construção de conteúdos sólidos, podendo adotar memes ou modismos de forma pontual, se estes adicionarem alguma descontração ou oportunidade à comunicação.

Umehara Parente