Confira ferramentas para gerir a empresa, cortar gastos com telefone e até driblar o trânsito

A popularização da internet – e por consequência, de várias ferramentas online – trouxe várias facilidades para a vida das pessoas. Muitas dessas ferramentas são muito úteis para o cotidiano dos microempreendedores individuais (MEI), pessoas que precisam efetuar uma série de tarefas, não têm muita gente para ajudar nos afazeres e ainda contam com um orçamento limitado.

Nem todo empreendedor, dependendo da área de atuação conhece o potencial da tecnologia. Hoje, nem o computador é tão necessário, já que os smartphones, até mesmo os mais básicos, têm capacidade técnica para executar milhares de aplicativos.

Hoje, é possível encontrar ferramentas que ajudam a gerir a empresa, salvar arquivos na nuvem, fazer ligações e até fugir do trânsito. Tudo grátis. Conheça algumas delas:

Para economizar com telefone
Para evitar as altas tarifas cobradas pelas operadoras de telefonia móvel, um dos caminhos é ter chips de várias delas. Uma maneira menos trabalhosa é baixar ferramentas como o Skype e o Viber. Com o primeiro, é possível fazer videochamadas gratuitamente, enquanto o segundo é mais focado em chamadas com áudio apenas. Ambos têm versões para computador e celular e são gratuitos, desde que a pessoa para quem você está ligando tenha um dos aplicativos instalado. Tanto o Skype quanto o Viber, por meio de créditos, permitem ligações para telefones fixos a custos mais baixos. Mas fique atento: se você vai usar algum desses programas no celular, é necessário que a conexão da internet esteja funcionando.

Para usar a computação em nuvem
Com a massificação do uso da internet, a chamada computação em nuvem – em que os arquivos ficam em servidores na web – também se popularizou. Agora, é possível acessar arquivos de qualquer lugar, em qualquer dispositivo. São três os serviços mais usados: o OneDrive, da Microsoft, o Drive, do Google, e o Dropbox. É possível acessá-los tanto do computador quanto do celular.

Para não se esquecer de nada
Com o Evernote, é possível fazer anotações, tirar fotos, criar listas de tarefas, digitalizar cartões de visita, gravar lembretes de voz e organizar todas essas informações, gratuitamente, em um banco de dados que pode ser acessado do seu computador, celular ou até mesmo do website da ferramenta.
Para fugir do trânsito
O Waze, exclusivo para celular, ajuda os usuários a fugir de congestionamentos e encontrar rotas alternativas, o que diminui o risco de se atrasar para compromissos importantes. No Waze, são os próprios usuários que comunicam alertas sobre vias bloqueadas, acidentes, engarrafamentos e blitze.

Para chamar táxis e motoboys
Na hora de chamar um táxi de forma rápida, vários aplicativos podem ser úteis: procure por plataformas como Easy Taxi, Taxijá e 99Taxis. Quando o problema for a falta de um motoboy, aposte no VaiMoto ou no 99Motos.

Além disso, o Movimento Empreenda lançou duas ferramentas interessantes para microempreendedores: o MAT – Plano de negócios simplificado e a Planilha de projeção de resultados para empreendedores individuais.

Fonte: http://revistapegn.globo.com/Noticias/noticia/2014/08/16-servicos-gratis-essenciais-para-microempreendedores.html